Elon Musk Anuncia Grok, uma IA ‘Rebelde’ com Menos Restrições

xAI a nova empresa de Elon Musk, afirma ter desenvolvido em apenas dois meses um poderoso modelo de linguagem com desempenho de ponta.

Elon Musk viajou para o Reino Unido para destacar o risco existencial apresentado pela inteligência artificial. Poucos dias depois, anunciou que sua mais recente empresa, xAI, criou uma IA poderosa, com menos limitações do que a concorrência.

Grok XAi, O novo modelo de IA

O modelo de IA, chamado Grok (um termo que significa “entender” em contextos tecnológicos), “é projetado para responder a perguntas com sagacidade e tem uma tendência rebelde, então, por favor, não o use se você não aprecia humor!”, diz um anúncio no site da empresa. “Ele também responderá a perguntas ousadas que são rejeitadas pela maioria dos outros sistemas de IA.”

O anúncio não esclarece o que significa exatamente “ousado” ou “rebelde”, mas a maioria dos modelos comerciais de IA se recusa a gerar conteúdo sexualmente explícito, violento ou ilegal. Eles são projetados para evitar a expressão de preconceitos adquiridos de seus dados de treinamento, e sem essas restrições, há a preocupação de que um modelo de IA possa ser usado para desenvolver atividades terroristas ou criar produtos discriminatórios com base em características como raça, gênero ou idade.

Elon Musk incorpora IA à X e lança o bot ‘Grok’.

xAI não fornece informações de contato em seu site, e e-mails enviados para endereços comuns retornam. Uma mensagem enviada para o endereço de imprensa da X recebeu uma resposta automática dizendo: “Ocupados agora, por favor, volte mais tarde.”

O anúncio da xAI revela que o Grok é construído sobre um modelo de linguagem chamado Grok-1, com 33 bilhões de parâmetros. A empresa afirma ter desenvolvido o Grok em dois meses, um prazo relativamente curto na indústria, e destaca como vantagem fundamental o “conhecimento em tempo real do mundo via a plataforma X”, anteriormente conhecida como Twitter, adquirida por Musk por $44 bilhões em 2022.

Stella Biderman, pesquisadora de IA da EleutherAI, um projeto de IA de código aberto, considera plausíveis as alegações feitas no anúncio da xAI. Biderman sugere que o Grok usará a técnica de “geração aumentada por recuperação” para incorporar informações atualizadas da X em sua saída. Outros modelos de linguagem avançados fazem isso utilizando resultados de motores de busca e outras fontes.

Os modelos de linguagem

Os modelos de linguagem de grande escala têm mostrado capacidades impressionantes nos últimos anos, exemplificado pelo revolucionário chatbot da OpenAI, o ChatGPT. Esses modelos processam grandes volumes de texto de livros e da web, gerando respostas a partir de prompts. Normalmente, recebem treinamento adicional para evitar a produção de resultados ofensivos, perigosos ou impróprios, embora ainda possam apresentar erros e preconceitos.

Os modelos da OpenAI, Google e startups como Anthropic, Cohere e Inflection AI geralmente se recusam a oferecer conselhos sobre crimes e evitam responder a material provocante. Não está claro a partir do anúncio da xAI se o Grok foi treinado para ser mais receptivo a solicitações consideradas inapropriadas por outros modelos ou se simplesmente não passou pelo mesmo tipo de treinamento secundário.

A xAI compartilhou os resultados de diversos testes de referência destinados a avaliar as capacidades de grandes modelos de linguagem. Andrei Barbu, cientista de pesquisa do MIT, comenta que os resultados parecem semelhantes aos de outros modelos populares.

A xAI afirma que o Grok foi testado por um pequeno número de usuários até agora, mas será disponibilizado para um grupo mais amplo de pessoas que solicitarem acesso. Musk afirmou em uma postagem na X que o modelo estará disponível para todos os assinantes Premium+ da X. A xAI não indicou se lançará publicamente modelos.

IA generativa

O anúncio da xAI destaca que a empresa está enfrentando vários desafios cruciais para o avanço da IA, incluindo a criação de modelos capazes de avaliar a confiabilidade de suas próprias saídas e solicitar assistência quando necessário, bem como o desenvolvimento de modelos mais robustos contra “ataques adversários” destinados a fazê-los se comportar de maneira inadequada. A empresa declara: “trabalharemos no desenvolvimento de salvaguardas confiáveis contra formas catastróficas de uso malicioso.”

Musk foi um investidor inicial em IA generativa, contribuindo entre $50 e $100 milhões para a fundação da OpenAI em 2015. Ele retirou seu apoio à organização (então sem fins lucrativos) em 2018, após não conseguir assumir o controle da mesma.

Depois que a OpenAI se transformou de uma organização sem fins lucrativos em uma empresa com fins lucrativos e recebeu investimentos da Microsoft, Musk criticou abertamente a OpenAI, acusando seus modelos de linguagem de serem excessivamente “acordados”. Em julho de 2023, Musk anunciou que formou uma pequena, mas respeitável, equipe de pesquisadores de IA para desenvolver formas de IA “menos tendenciosas”.

Alguns pesquisadores de IA já tentaram construir modelos de linguagem com uma variedade mais diversificada de opiniões políticas. A OpenAI também anunciou planos para eliminar viés político de seus modelos.

O anúncio do Grok afirma: “Estamos construindo ferramentas de IA que beneficiam ao máximo toda a humanidade. Acreditamos que é importante projetar ferramentas de IA úteis para pessoas de todas as origens e pontos de vista políticos. Também queremos capacitar nossos usuários com nossas ferramentas de IA, sujeitas à lei. Nosso objetivo com o Grok é explorar e demonstrar essa abordagem publicamente.”

Outro pesquisador de IA, familiarizado com os planos da xAI, mas que prefere permanecer anônimo devido à natureza privada das discussões sobre a empresa, afirmou que a xAI também está desenvolvendo uma ferramenta de codificação que utilizará o modelo. A Microsoft oferece um plugin para seu programa de codificação, o Visual Studio Code, alimentado por um modelo de linguagem específico para codificação desenvolvido pela OpenAI. Treinar um modelo em código de computador pode aprimorar seu desempenho em outras tarefas.

Barbu, do MIT, questiona qual será o propósito do Grok e como Musk espera gerar receita com ele, considerando a existência de tantos bons modelos de linguagem no mercado. “Eles reuniram boas pessoas e parece que estão agora prontos para fazer algo”, diz ele. “Apenas não está claro o quê.”

Deixe um comentário