O mercado de games cresceu 12% em 2020 gerando receita de US$ 126,6 bilhões, segundo relatório da Superdata, consultoria do grupo Nielsen. A bandeira de cartões Visa, apresentou um dado interessante sobre a movimentação financeira nas principais plataformas e consoles de jogos. O volume de transações cresceu 140% no mesmo ano. O que podemos concluir? O céu não é o limite para o nicho de entretenimento que mais cresce no mundo com folga em relação ao segundo colocado.
NFT: token não-fungível ou Non-Fungible Token
“Non-Fungible Token” ou “token não-fungível” é uma espécie de ativo criativo que não pode ser copiado ou seu desenvolvedor perder o direito sobre a mesmo. Tratando-se de games podemos exemplificar como o domínio ou controle sobre um personagem específico. Ao creditar um código NFT de certificação digital ele gera uma validação para que participe de transações comerciais ou negociações. A criação legalmente será reconhecida como propriedade registrada e não poderá ser compartilhada indiscriminadamente. Descrevendo popularmente: Recebe um CPF. Identidade única e universal.
O que são Jogos NFT?

Podemos descrever como criações digitais interativas ou jogos que utilizam criptografia para comercializar produtos ou parte deles em ambientes ou comunidades de interesse. Um novo formato de comércio de possibilita que desenvolvedores negociem produtos exclusivos e personalizados.
A tecnologia que permite a transação monetária criptografa é a blockchain. Solução que permite a movimentação financeira de bitcoins. O protocolo de confiança cria uma espécie de registro fragmentado que gera uma sequência de conexões sem um ponto central. O benefício em termos de segurança é que se torna impossível identificar brechas para invasões cibernéticas, pois existem uma cadeia de certidões interconectadas. Cada “nó” que conecta os blocos é inserido de forma cronológica e linear.
como a criptografia protege os direitos autorais
Através do código NFT ou registro é praticamente impossível a cópia e comercialização de uma criação. A tecnologia de criptografia se tornou o maior inimigo da pirataria online.
Atualmente existem dois modelos de jogos extremamente populares que impulsionam o mercado de transações:
Play-To-Earn: Jogue para ganhar. Economia que possibilita transações sem restrições de moedas ou formas de pagamento. Possui forte conexão com o mercado de criptomoedas.
NFT In-Game: A recompensa é o pagamento com tokens não fungíveis por avanços escalonáveis dentro do jogo. Comércio interno ou restrito ao universo do game em questão. Comercialização de criações autorais.