Era uma vez um lugar onde todos viviam felizes e a prosperidade era acessível. Mais um conto de fadas? Depende da perspectiva de quem continua acreditando em fantasia ou países e povos que materializam projetos inovadores. Do que estamos falando? A cidade do futuro. Ela existe? Iremos analisar uma forte candidata que estruturou o futuro através de planejamento onde a lógica era integrar a tecnologia e o ser humano. Ambos coexistindo em uma metáfora do paraíso tropical em equilíbrio e semeando benefícios econômicos. E onde fica esse Jardim do Éden?
Cingapura: ‘A Peróla da Ásia’.

O país deixou de ser uma ilha miserável para se transformar em um dos territórios mais prósperos do mundo.
Cingapura é conhecida como um dos principais centros financeiros. Atualmente é o quarto país mais rico do mundo tendo como base o poder de compra da população local.
A ruptura da pobreza para conquistar a posição de potência econômica começou com um projeto ambicioso que nasceu em 1965 e foi liderado pelo ex primeiro ministro, Lee Kuan Yew. O mesmo comandou a região por mais de três décadas.
O revolucionário projeto de modernização do país visava implementar tópicos centrais que seriam os pilares da grande mudança. Por exemplo:
- Programas para a geração de empregos.
- Construção de moradias.
- Uma população que fala duas línguas: chinês/mandarim e inglês.
- Instituições sólidas.
- Ausência de corrupção.
- Investimentos volumosos em educação.
- Sistema de saúde robusto.
- Investir em capital humano
- Desenvolvimento de uma economia competitiva internacionalmente.
- Forte isenção fiscal para empresas e investidores estrangeiros.
- Explorar com eficácia a localização privilegiada como rota comercial.
- Livre fluxo de capital.
- Firmar acordos internacionais de livre comércio com União Europeia, Ásia, China e Estados Unidos.
Porém, não podemos deixar de citar que no passado o governo exerceu um forte controle cultural. Uma série de liberdades civis foram suprimidas e opositores políticos foram condenados sem direito de defesa.
Os principais desafios para o futuro
- Baixo crescimento da produtividade.
- Rápido envelhecimento da população contrastando com baixa natalidade.
- Exacerbada desigualdade social.
- Necessidade constante da mão de obra estrangeira.
- Dependência da indústria.
- Escassez de empresas locais.
- Guerra comercial entre China e Estados Unidos.
Para suprimir os tópicos citados que afetam negativamente o futuro, Cingapura se posiciona como um exemplo mundial onde ocorre a integração da natureza com tecnologia de ponta. Podemos entender por este aspecto por quais motivos ela se tornou a referência como laboratório para lançamento de novos produtos/serviços e o destino para gigantes da tecnologia: e-commerce, inovação, business, transportes e comunicação. Sem contar que é considerada como a melhor solução de integração entre arquitetura e urbanização.